Samarcanda, ou Samarkand em inglês, é uma das cidades mais incríveis do Uzbequistão. Ela fica a aproximadamente 3 horas e 30 minutos de trem de Tashkent .
Deixei 2 dias na cidade e depois segui para Bukhara, que é outro local imperdível do Uzbequistão.
Quando ir para Samarcanda?
Os meses de setembro e outubro são considerados alta temporada, pois é outono, com temperaturas mais amenas e probabilidade de tempo mais seco. Eu fui em outubro e peguei dias bons, com céu azul. Fazia em média 22 graus de manhã e 13 graus a noite.
Abril/Maio é primavera, as temperaturas tendem a ser mais agradáveis também.
Já os meses de Junho, julho e agosto são muito quentes e as temperaturas costumam passar de 30°.
No mês de novembro começa a esfriar e as temperaturas, principalmente a noite tendem a chegar a 5°. Em dezembro, janeiro, fevereiro e março o frio intensifica e a temperatura tende a cair abaixo de 0°.
Como chegar em Samarcanda?
A cidade possui um aeroporto que recebe voos internacionais de istambul na Turquia, Abu Dhabi e Rússia. Também é possível fazer um voo rápido saindo da capital Tashkent.
Eu optei pelo trem, que saiu exatamente 8:14h de Tashkent e chegou 11:40h em Samarcanda. Comprei nesse site aqui .
O processo de compra é bem rápido, via cartão de crédito. Podemos escolher assento e vagão e depois disso a passagem chega no email. Não precisei imprimir o ticket e só mostrei o QR code na entrada do trem.
O preço do bilhete gira em torno de 180.00UZS, o que é em média 14U$D. Achei melhor que pegar avião!
Chegando na estação de trem de Samarcanda, indico já ter instalado o aplicativo Yandex GO para ir até a hospedagem, pois não é perto do centro. Os táxis que deveriam custar em média 30.000UZS/40.000 UZS dificilmente chegam a esses preços com turistas.
Quando fui para Samarcanda(outubro 2024), o google maps não indicava os transportes públicos, o que dificultava fazer trajetos de ônibus, por exemplo. Tem ônibus na cidade(metrô não!), mas devido a dificuldade de não saber o percurso eu acabei não usando.
O que fazer em Samarcanda?
1- Praça Registan
Também chamada de Registan Square em inglês, esse é o ponto turístico principal da cidade. É uma praça com 2 madrassas( escolas islâmicas), mesquita e comércio.
Eu gostei bastante do lugar, mas achei estranho o fato de cercarem tudo( até a parte externa), para que somente tenha acesso quem pague 65.000 UZS (outubro 2024). Eu achava que devia ser pública a parte externa! As grades tiram um pouco da beleza de um lugar tão histórico.
2- Mausoléu de Gur- Emir
Tamerlão foi o grande conquistador da região nos séculos XIV e XV. Para entender a história da cidade é preciso estudar um pouco a vida dele.
O mausóleu de Gur Emir é onde ele está sepultado. O valor do ingresso para conhecer o interior é 40.000 UZS (outubro 2024).
3- Shakhi Zinda
Esse é o local que descansam os restos mortais de muitos monarcas que reinaram a região. Acredita-se ser um local sagrado para o islamismo, pois supostamente o primo do profeta Maomé está entrerrado aqui.
É impressionante ver a arquitetura do interior dos mausoléus!
A entrada do complexo custa 40.000 UZS ( em outubro de 2024 em média 19 reais).
4- Mesquita Bibi- Khanym
Essa é uma mesquita importante pois foi construída em honra da esposa de Tamerlão no século XV.
Assim como tudo em Samarcanda, é preciso pagar 25.000 UZS( outubro 2024) para entrar na mesquita.
5- Mercado Siyob
Esse mercado fica do lado da Mesquita Bibi- Khanym. É bem interessate pois vende de tudo: alimentos, suco de romã, roupas, souvenirs e etc.
6- Igreja de São João Batista
Para quem quiser visitar uma igreja católica, essa é uma bem bonita! Ela é pequena e talvez em outro país não chamasse atenção, mas se tratando de um país de maioria muçulmana, é interessante ver que existem também católicos na região.
Há outros locais e mesquitas para se visitar em Samarcanda, mas na minha opinião esses são os pontos principais para não ficar muito repetitivo. Na cidade velha é interessante se perder nas ruas e não somente correr atrás de pontos turísticos.
Andar a noite em Samarcanda é outra atividade imperdível. Com certeza com tudo iluminado é outra vibe!
Onde ficar em Samarcanda?
Hotel Dali Samarkand
Eu escolhi esse hotel porque achei um excelente custo benefício. Ele fica a 30 minutos andando da praça Registan e principais atrações. Eu como gosto de andar, não me importei em caminhar para chegar nas atrações.
O hotel é novo e possui quartos bem amplos, com frigobar, Tv, mesa para trabalho e outras comodidades.
O café da manhã achei bem caprichado, com tudo feito na hora:
A mesa conta com panquecas, pães, frutas, iogurtes, biscoitos doces, salgados regionais e outras opções.
Namozgoh Street 3, Samarkand 140100 Uzbekistan
dalisamarkand@gmail.com
+998 94 533 5301
Onde comer em Samarcanda?
1- Chapon Samarkand
Esse é um restaurante excelente, com um ambiente bem agradável e comidas típicas para todos os gostos.
Samsa é uma massa como esfiha recheada com carne que vale muito a pena experimentar. É uma comida bem tradicional no Uzbequistão:
Eu provei os kebabs de frango e carne, acompanhados de vegetais. A porção é bem grande! É bom dividir com outra pessoa.
De sobremesa sugiro o San Sebastian Cheesecake:
Davlatabad, 140100, Samarqand, Samarqand viloyati, Uzbequistão
2- Labi G´Or
Esse restaurante fica bem perto da praça Registan, vale a pena dar uma passada lá e provar as comidas típicas.
A Lagman é uma sopa tradicional da região. Ela vem com carne, repolho, cebola, tomate e condimentos. Eu gostei!
Aqui eu sugiro provar o Labi G´Or Branded dish, que é o prato da casa. Ele consiste de carne com molho de queijo, tomates, berinjelas e etc. Achei muito bom!
Para a sobremesa, provei a torta de chocolate:
Registon 7, Samarkand 7777
Para mais informações e dicas, acesse meu instagram @drdiegoviajando .